Relatório de Atividades e Conta 2020 – Assembleia Geral

Ao sexto dia do mês de junho do ano de dois mil e vinte e um pelas quinze horas, reuniram em Assembleia Geral Ordinária os associados da Associação de Solidariedade Social – ARCA, com a seguinte Ordem de Trabalhos: Ponto Um – Informações; Ponto Dois – Apresentação, discussão e votação do Relatório e Contas da gerência do ano de 2020, bem como do respetivo parecer do Conselho Fiscal; Ponto Três – Deliberar sob a proposta da Direção para a atribuição da qualidade de associado benemérito ao Sr. Luís Teixeira Carvalhas; Ponto Quatro – Outros assuntos.

Constituída a mesa pelo Presidente da Assembleia Geral Dr. João Fraga, pelo Secretário Jorge Agostinho Rodrigues de Almeida, e pelo suplente Carlos Alberto Rodrigues de Almeida iniciaram-se os trabalhos da Assembleia.

O Presidente da Assembleia Geral leu as atas número quarenta e dois da Assembleia Geral Ordinária e a ata das eleições número quarenta e três da Assembleia Geral extraordinária, ambas de treze de dezembro do ano dois mil e vinte e leu ainda, a ata da tomada de posse número seis do dia dezanove de janeiro de dois mil e vinte e um e que postas à votação, foram aprovadas por unanimidade.

De seguida, passou ao Ponto UM da ordem de trabalhos, dando a palavra ao Presidente da Direção, que prestou as seguintes informações: a ARCA presta atualmente apoio a 55 utentes, 18 do Centro de Dia e 37 do Apoio Domiciliário. Informou aos presentes que, a ARCA tem contratualizado 16 colaboradores sendo 2 Cozinheiras e 1 Ajudante de Cozinha, 4 ajudantes de Ação Direta, 2 Trabalhadoras Auxiliares, 1 Animadora Sociocultural, 1 Diretor Técnico, e ainda em parceira com o IEFP contamos com a colaboração de 1 estagiária profissional de Educação Social e 1 Ajudante Familiar, 1 Contrato Emprego Inserção (CEI+) e 1 Emprego Apoiado. Informou aos presentes que as instalações da Associação de Solidariedade Social – ARCA, foram assaltadas durante a madrugada do dia 8 de março, num prejuízo a rondar os dois mil euros. Foram furtados equipamentos eletrônicos e informáticos, algum dinheiro e algum vandalismo escusado. Em consequência deste assalto, foi contratualizado um Alarme da PROSSEGUR para precaver que estes episódios voltem a acontecer. Informou ainda que, a sala de atividades dos idosos foi intervencionada e restauraram-se as paredes degradadas e foram substituídos os cortinados das janelas. Transmitiu aos presentes, que a ARCA criou uma esplanada nas traseiras atrás das suas instalações, com o intuito de promover diversas atividades de verão.  Informou ainda que Junta da União de Freguesias de Santa Cruz da Trapa e São Cristóvão de Lafões ofereceu uma viatura nova para o Apoio Domiciliário no passado mês de fevereiro de ano 202. No entanto, a Arca viu-se forçada a adquirir uma segunda viatura seminova para substituir uma das suas carrinhas antigas que estava avariada e o custo da reparação não compensava o investimento. Informou ainda que o Centro de Dia foi encerrado em março de 2020 e suspensas todas as atividades socioculturais, estipulados no plano de atividades. No mês de setembro reabriu com 50% da capacidade desta valência. Criaram-se grupos de utentes rotativos com frequências quinzenais e as atividades foram reajustadas de acordo com as normas da DGS e do guião orientador para a reabertura da resposta social Centro de Dia.

Passou-se ao Ponto Dois da Ordem de Trabalhos, o Presidente da Direção começou por explicar que está a ser desenvolvido um projeto na nossa Instituição, denominado de YOU-Tablet, com recurso ao uso do Tablet como ferramenta de intervenção em treino de memória, com o intuito da prevenção de demências, a ocupação do ócio e a promoção do envelhecimento ativo. Informou ao presente que o Projeto mais Saúde mais Alegria, respetivamente as sessões de fisioterapia, encontra-se suspensa devido a pandemia e não há data para retomar. Em relação as datas festiva e comemorativas explicou aos presentes que estão a ser ponderadas e a aguardar os novos desenvolvimentos da situação pandémica local e nacional. Relativamente à candidatura apresentada para a ERPI, informou que até ao momento não há desenvolvimentos, nem contactos por parte da Segurança Social e da Fnway a informar em que fase se encontra a candidatura. Em relação as atividades socioculturas explicou aos presentes que no ano de 2020 foi atípico e às atividades da Associação foram ajustadas consoante a evolução da pandemia e das diretrizes dadas pela Direção Geral de Saúde e pelo Instituto da Segurança Social.

De seguida, o Presente da Assembleia Geral, dando a palavra ao Tesoureiro Vicente Rodrigues, explanou o Relatório e Contas do exercício de dois mil e dezanove e informou os presentes dos seguintes resultados: os rendimentos e ganhos totalizaram 298 287.49€ (duzentos e noventa e oito mil, duzentos e oitenta e sete euros e quarenta e nove cêntimos); as despesas orçaram em 276 452,71 (duzentos e setenta e seis mil, quatrocentos e cinquenta e dois euros e setenta e um cêntimos); de que resultou um resultado líquido de 21834,78€. (vinte e mil, oitocentos e trinta e quatro euros e setenta e oito cêntimos). Posta a, foram as contas aprovadas por unanimidade pelos presentes.

Seguidamente, foi dada a palavra ao Presidente da Assembleia Geral Dr. João Fraga, leu o parecer do Concelho Fiscal, devido a ausência dos membros do Concelho Fiscal o qual foi favorável.

Postos à votação o relatório e as contas referentes ao ano económico 2020 foram aprovados por unanimidade.

Passou-se ao Ponto Três da Ordem de Trabalhos, o Presidente da Assembleia Geral Dr. João Fraga, leu a proposta apresentada pela Direção da ARCA para nomeação de sócio benemérito o Sr. Luís Teixeira Carvalhas, que posta à votação dos presentes foi aprovado por unanimidade. A proposta será anexada a respetiva ata.

Passou-se ao Ponto quatro da Ordem de Trabalhos, o Presidente da Assembleia Geral propôs um voto de louvor a gestão da atual Direção neste contexto de pandemia. Posto o voto de louvor a votação dos presentes, foi aprovando por unanimidade. 

E nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a Assembleia Geral, da qual se lavrou a presente ata, que vai ser assinada pela Mesa da Assembleia Geral.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *